Ex-prefeito de Marabá João Salame ganha liberdade

Fonte : Blog do João Carlos

 

Decisão unânime da Terceira Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), em Brasília, concedeu, no início da tarde de hoje (5), habeas corpus ao ex-prefeito de Marabá, João Salame Neto, que estava preso desde o dia 18 de outubro deste ano, em consequência de investigação da Polícia Federal. Até mesmo o desembargador Ney Belo, que havia negado o recurso do ex-prefeito anteriormente, dessa vez votou a favor da revogação preventiva do paciente.

Os desembargadores arbitraram fiança de R$ 50 mil para o ex-prefeito, que deve deixar a prisão nas próximas 48 horas. O ex-assessor de Gabinete de Salame, Washington Rodrigues da Costa, preso em Marabá desde a mesma data, também obteve decisão favorável do TRF1, com fiança arbitrada em R$ 25 mil.

De acordo com advogados de João Salame, os desembargadores decidiram que, por ter residência fixa, o mesmo pode responder ao processo em liberdade, até a decisão de mérito. No entanto, ele está proibido de frequentar os prédios da Prefeitura Municipal de Marabá e do Ministério da Saúde e nem manter nenhum tipo de contato com os demais investigados no processo. Quando foi preso, o ex-prefeito respondia pela diretoria do Departamento de Atenção Básica do MS.

Os advogados ressaltaram que a decisão de hoje do TRF1 não se trata de prisão domiciliar. E destacaram que foi revogada a prisão preventiva de Salame e que, portanto, ele está sendo colocado em liberdade, devendo apenas pagar a fiança e cumprir as limitações impostas pelos desembargadores. A expectativa é de que o alvará de soltura deve sair, no máximo, nesta quinta-feira (6).

Quanto a outro ex-assessor de Salame, o sargento da Polícia Militar José do Espírito Santo Barbosa, preso na mesma operação, seus advogados devem entrar com pedido de habeas corpus nas próximas horas, com base na decisão que beneficiou o ex-prefeito e Washington Rodrigues. Barbosa está no Presídio Anastácio das Neves, na Região Metropolitana de Belém (RMB). (Imagem: Reprodução.)