Caminhada contra o câncer infantojuvenil, reúne centenas de pessoas em Novo Repartimento

Fonte : Transnotícias/Zedequias Silva

A temperatura baixa e o inicio de chuva na manhã deste domindo 26, não desanimou os adeptos da Caminhada Passos que Salvam, que se concentraram na Vila Marabá e degustaram um delicioso café da manhã oferecido pela organização do evento antes de iniciar o percurso de aproximadamnete de 2 km que, terminou na Praça da Bíblia, centro de Novo Repartimento.

A atividade foi realizada pela voluntária Eliedes Rabelo que, nos contou a sua motivação, e que ver no projeto Caminhada Passos Que Salvam, a chance de poder ajudar outras pessoas e ao mesmo tempo contribuir com o Hospital do Câncer de Barretos, que oferece um tratamento humanizado para todos os pacientes que buscam o hospital para tratamento. "Quando o Juca, o coordenador da região norte me procurou em agosto de 2016, primeiro eu relutei porque é uma coisa que dá trabalho e eu estava com receio de não conseguir, porque é preciso disposição e tempo, que são coisas que tenho pouco. Com o tratamento de câncer fiquei com algumas sequelas e dentre elas eu tenho dores no corpo, etc. Mas após pensar um pouco e receber o apoio da minha família resolvi aceitar o desafio. Iniciamos sem nenhuma noção de como seria e por isso não sabia nem mesmo a quantidade de kits de camiseta conseguiria vender, então pedi somente 400, que após a adesão de diversas amigas vendemos rapidamente e solicitamos mais, totalizando então 500 kits vendidos em 2016.  O objetivo da "Caminhada Passos Que Salvam", é levar informação e qualidade de vida à população, mostrando que por meio da adoção de hábitos saudáveis e com o acompanhamento médico é possível diminuir os riscos da doença, apesar do aumento nas vendas eu esperava mais pessoas caminhando conosco hoje, espero continuar a vender muitos kits, mas também queria ver os pais, professores, profissionais da saúde e muito mais pessoas envolvidas nesse projeto porque nunca sabemos quando essa doença pode aparecer em alguém. Então pesso à todos que fiquem atentos aos sinais e sintomas do Câncer Infantojuvenil. Essa é uma doença que os sintomas podem ser facilmente confundidos com viroses e outros problemas comuns, então não custa estar atentos e prevenidos para evitar imprevistos." disse Eliedes.

Segundo Eliedes em 2017 foram vendidos 1020 kits, muitas pessoas estão aderindo ao projeto, mas ressalta que será de grande valia que as pessoas participe mais efetivamente da Caminhada nos próximos anos, que busque identificar os sinais e sintomas do Câncer Infantojuvenil porque muito se fala em prevenção de câncer de mama, de próstata, mas se esquecem das maiores vítimas que são as crianças e adolescentes, apesar de estarmos caminhando contra o câncer Infantojuvenil, essa campanha abre portas para o atendimento no Hospital de Câncer de Barretos, o Hospital do Amor, já foram encaminhados 6 pacientes adultos para fazer tratamento no Hospital, essa semana 2 casos de câncer de próstata será encaminhado para lá. Toda a renda arrancada com as vendas dos kits é destinada ao Hospital de Câncer Infantojuvenil. No site do Hospital tem a prestação de contas até a Caminhada de 2015. Ainda está faltando a de 2016, que foram valores bem significativos, haja vista que aumentou consideravelmente o número de municípios que aderiram à campanha. Qualquer dúvida entrem no site do Hospital do Câncer de Barretos, toda a renda é usada para pesquisar, diagnosticar e tratar o câncer Infantojuvenil, o Hospital de Barretos tem uma unidade só para tratar crianças, adolescentes e jovens.