Novo Repartimento está incluído no Mapa Turístico do governo federal

Fonte : Odir Dylar Perdigão/Fotos: redes sociais

Para desenvolver e consolidar novos produtos e destinos turísticos, o Ministério do Turismo atua de forma coordenada com os estados, regiões turísticas e municípios na construção anual do Mapa do Turismo Brasileiro 2017. na esta sexta-feira (04), foi o prazo final do prazo de inserção dos municípios que decidiram aderir a política adotada pelo Programa Regionalização do MTur, um total de 129 cidades do Pará tiveram suas informações e documentações incluídas no sistema do governo federal pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur). Novo Repartimento passa a ser constituído do Pólo Araguaia Tocantins, que tem municípios da Região Araguaia, da Região Carajás, da Região Tocantins e da Região Lago de Tucuruí. Trata-se do maior polo turístico em termos da extensão territorial e heterogêneo no que diz respeito às características naturais e culturais.

No quesito férias e lazer, em 2017, Novo Repartimento ficou mais uma vez deixa a desejar, se não fosse ilhas e Balneário particular, a população não teria uma opção disponível para curtir um domingo em família. Estivemos presente no penúltimo fim de semana do mês das ferias escolares, em um Balneário particular as margens do Lago da Hidrelétrica de Tucuruí que banha o município e conversamos com uma família de Jacundá, que nos disse, que por ter parentes no município, escolheram Novo Repartimento para descansar e percebe-se que a falta de turismo local do município tem deixado a população mais uma vez sem opção para seu lazer, e até saindo do município para outras cidades. Pontos turísticos como o Polo Pesqueiro, banhado pelas águas da Hidrelétrica de Tucuruí, que poderiam oferecer festivais de férias e pesca além de outras atividades, não está sendo explorado.

Nossa equipe conversou com a Secretária de Cultura e Turismo do município, Mariluce Rodrigues Cardoso, onde a mesma nos afirmou que essa realidade tem dias contados. Segundo a secretária, já tem 3 projetos encaminhados ao Ministério de Cultura e Turismo somente aguardando a liberação. Desde 2010 que não tem se dado atenção para a Cultura e Turismo de Novo Repartimento, o município ficou fora do mapa de Turismo Brasileiro desde essa época até este ano, onde demos entrada na documentação para deixar atualizada a situação e assim poder entrar mais uma vez no mapa de turismo. Depois disso será elaborado outros projetos para o próximo ano visando o lazer e resgatar o turismo para o Município e região. Os projetos para este ano na área de cultura e turismo que aguardam a liberação são a Feira de Exposição, Festival Gospel e o aniversário da Cidade, todos ainda sem data definida.

 

Segue o link do Inventário da oferta turística Hierarquização de atrativos Diagnóstico da infraestrutura de turismo, Relatório de oportunidades de negócios apresentado pelo município na Secretaria de Turismo do Estado do Pará (Setur)  http://www.setur.pa.gov.br/sites/default/files/novo_repartimento_2014.pdf